quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Dia do professor








Poderia ter seguido outra carreira, mas o dever me chamou e comecei ensinar muito cedo. Aos quinzes anos já sentia o peso da responsabilidade em preparar alunos para prestarem provas e conseguirem seus “diplomas de quarto ano” ensinava a noite sob luz de candeeiro após um dia exaustivo de trabalho na agricultura com meus pais. Lecionar nunca foi um peso. Eu amo o contato com crianças, adolescentes, jovens e adultos e sem duvida posso dizer: “A escola e meu aquário”. Preparava com esmero cada aula; quando entrava na sala esquecia os problemas e tudo que pudesse interferir na magia que existia entre eu e meus alunos. Ainda hoje sou surpreendida relembrando os diálogos com meus alunos e me vejo sorrindo das nossas peripécias. Eu gastava boa parte do minguado salário preparando guloseimas para os passeios que realizava com meus alunos. Conseguia ônibus da prefeitura para levar meus alunos para pic-nic no sitio da minha família. Na região amazônica, meus alunos eram meus guias turísticos e passeávamos muito.
Dia do professor era feriado e planejávamos com antecedência visita de barco ao Rio Madeira.
O meu lado criança fazia com que deixasse de ser professora e embarcasse em todas as brincadeiras com meus alunos. Jogamos futebol e nos vestíamos com trajes indígenas.
Consegui ensinar brincando. Aproveitei para trabalhar e brincar. Hoje ministrando palestras sobre Literatura de Cordel, tenho a oportunidade de manter contato com o mundo mágico da escola. E estudando inglês, espanhol e turismo tenho a oportunidade de curtir o meu lado de estudante. Não fiz cursinho, mas vou tentar o vestibular para o curso de Letras na UNESP.
A missão e árdua, mas o que seria da nossa vida sem os alunos?
A minha com certeza seria muito triste. Aproveito para parabenizar os colegas professores e todos os profissionais da educação. Sem esquecer que o aluno e o maior patrimônio da escola.










0 Comentários:

Postar um comentário

Comente as matérias,textos e fotos sempre fazendo uso de senso critico, embasado no respeito mutuo.

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial